O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) possui uma vaga de pós-doutorado, com bolsa pré-aprovada em cota orçamentária de projeto Temático da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na área de Biologia do Câncer. O objetivo desse projeto será o estudo do metabolismo de glutamina no perfil de células imunes infiltradas no microambiente tumoral.
Muitas mulheres com câncer de mama que incialmente respondem as terapias hormonais, ganham resistência e apresentam agravamento da doença. Desta maneira, desenvolver ciência para descobrir novas abordagens terapêuticas é de grande importância.
O bolsista selecionado trabalhará no Laboratório de Biologia do Câncer, do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), e implementará modelos murinos para estudo de câncer de mama estrógeno positivo (ER+), com o intuito de avaliar o papel da enzima glutaminase no estabelecimento de resistência à terapia hormonal.
Para tal abordagem, será necessário o uso de técnicas avançadas de edição gênica e vetor adenoassociado para modificação do epitélio mamário in loco. Nosso objetivo é originar tumores ER+ e estudar nestes modelos o impacto na metabolização de glutamina e, especialmente, dos infiltrados de células imune no desenvolvimento tumoral.
Perfil desejado
São requisitos da(o)s candidata(o)s:
1. Possuir graduação e doutorado em Biologia, Bioquímica, Biomedicina, Farmácia, Biotecnologia, ou áreas afins, sem reprovações no histórico escolar;
2. Experiência em algum dos temas descritos e aptidão para as demais:
- Câncer de mama – modelo in vivo;
- CRISPR/Cas9;
- Microscopia óptica de fluorescência;
- Histologia;
- Imunologia.
3. Comprometimento com a pesquisa, organização e capacidade de trabalho em ambiente multidisciplinar.
Como se candidatar
Interessados devem enviar para o endereço sandra.dias@lnbio.cnpem.br, até o dia 15 de maio de 2024, os seguintes documentos:
1. Resumo do CV, no modelo exigido pela FAPESP;
2. Carta de apresentação indicando o motivo do interesse e um breve relato de sua experiência (máximo de duas páginas);
3. Duas cartas de recomendação endereçadas à Dra. Sandra Dias.
Atenção: esta oportunidade está aberta a candidatos de qualquer nacionalidade. O candidato selecionado receberá Bolsa FAPESP de Pós-Doutorado, além de reserva técnica para atender a despesas relacionadas com a atividade de pesquisa. A implementação da bolsa está condicionada à aprovação do candidato selecionado pela FAPESP.
Para saber mais sobre as modalidades de Bolsa FAPESP, acesse: https://fapesp.br/bolsas. Informações sobre esta bolsa, veja: https://fapesp.br/oportunidades/6783/. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo endereço: sandra.dias@lnbio.cnpem.br.