Evento gratuito muda formato e terá programação em dois dias, sendo um deles dedicado exclusivamente a grupos escolares; programação inclui visita ao Sirius
Como funciona um acelerador de partículas? Quão pequena é a nanoescala? O que são biorrenováveis? Como podemos desenvolver novos medicamentos? Este é o momento de fazer perguntas!
O campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), abrirá novamente suas portas para um público de curiosos durante os dias 9 e 10 de agosto de 2024, no Ciência Aberta. O evento gratuito, que chega à 6ª edição, é a oportunidade para que amantes da ciência vejam de perto o Sirius – o acelerador de partículas brasileiro, conheçam as pesquisas de ponta realizadas no CNPEM e visitem um dos principais parques tecnológicos da América Latina.
A programação, que será divulgada no website do evento , é adequada a todas as faixas etárias e haverá atrações lúdicas pensadas para crianças.
Ciência Aberta acontecerá em dois dias
Em formato inédito, o Ciência Aberta 2024 acontecerá pela primeira vez em dois dias. No dia 9 de agosto, sexta-feira, o campus receberá exclusivamente excursões de estudantes de todo o país a partir das 9h. No dia 10 de agosto, sábado, será a vez de o público geral aproveitar atividades que descomplicam a ciência e a aproximam do cotidiano.
Grupos de estudantes interessados em participar do Ciência Aberta no dia 9 de agosto devem preencher o formulário de manifestação de interesse neste endereço . As manifestações serão avaliadas pela organização que oferecerá detalhes adicionais ao longo das próximas semanas. O público geral poderá visitar o campus sem qualquer agendamento no dia 10 de agosto. No sábado os portões serão abertos às 9h e o último horário de admissão será às 15h.
Programação diversificada, infraestrutura e praça de alimentação
Desde 2016, o Ciência Aberta já reuniu mais de 40 mil visitantes movidos pela curiosidade e atraídos pelo interesse em ciência, tecnologia e inovação.
Em 2024, assim como em anos anteriores, o público terá acesso ao Sirius – um dos mais avançados aceleradores de partículas do planeta e o único da América Latina, além de atividades programadas por todas as unidades que integram o Centro e desenvolvem pesquisas nas áreas de Biociências, Nanotecnologia e Biorrenováveis. O evento também terá atividades elaboradas pelas equipes de engenharia e tecnologia e da Ilum, curso superior gratuito em ciência e tecnologia oferecido pelo CNPEM.
O Ciência Aberta terá áreas de descanso, pontos de hidratação e sanitários distribuídos pelo campus e banheiros equipados com fraldários em pontos estratégicos. O deslocamento pelo campus é feito a pé, mas uma van fará trajeto a pontos chave e atenderá exclusivamente a idosos, gestantes, famílias com crianças de colo e PCD.
Sobre o Ciência Aberta
O CNPEM se empenha em compartilhar o entusiasmo pela ciência e está sempre de portas abertas para a pesquisa e para o diálogo com a sociedade, promovendo anualmente o Ciência Aberta, evento gratuito (com contribuição voluntária de 1 quilo de alimento não perecível) que busca promover a ciência de forma ainda mais ampla e inclusiva, incentivando a divulgação científica e a participação ativa do público na exploração do conhecimento. A programação do Ciência Aberta é elaborada para facilitar o entendimento sobre como são feitos experimentos, como a infraestrutura de ponta é usada para avançar no conhecimento que move o desenvolvimento de novas tecnologias e busca soluções para problemas em praticamente todas as áreas, como saúde, energia, produção de alimentos, meio ambiente e desenvolvimento de novos materiais.
Sobre o CNPEM
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.