Communication of LNBio – 29th January 2014
Available only in Portuguese
LNBio lança Edital RENAMA de testes in silico
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), por meio do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), e a Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA) lançam chamada para seleção de propostas de testes in silico voltados à predição de propriedades toxicológicas e farmacocinéticas de pequenas moléculas naturais ou sintéticas, candidatas a fármacos e cosméticos. Este tipo de predição computacional representa uma alternativa ou um complemento ao uso de animais para testes biológicos e reduz o tempo e os investimentos requeridos ao desenvolvimento de fármacos e cosméticos.
Empresas e instituições de ciência e tecnologia (ICTs) públicas ou privadas poderão submeter projetos a este Edital até o dia 28 de março de 2014. Ao todo, 10 propostas de ensaios in silico serão selecionadas e desenvolvidas no LNBio, sem custo para o proponente. O financiamento destes projetos será realizado com recursos do MCTI por meio da RENAMA. A lista com as propostas aprovadas será divulgada no site no LNBio (www.lnbio.cnpem.br) até 11 de abril de 2014.
Os interessados no Edital RENAMA poderão participar, no dia 12 de março, do Mini-Simpósio: “Testes in silico na Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos e Cosméticos”. O evento, a ser realizado no LNBio em Campinas-SP, abordará as principais características e aplicações dos testes in silico, assim como os softwares disponíveis para a realização destes ensaios, as informações obtidas por meio destes programas e o método de docking molecular, utilizado para a predição da interação entre pequenas moléculas e um alvo biológico. Mais informações sobre o mini-simpósio estão disponíveis aqui.
Clique aqui para acessar o Edital completo