Facility terá como destaques desenho de estratégias de edição gênica, produção de maquinaria CRISPR e assessoria remota a usuários
O Laboratório de Edição Genômica (LEG) é a nova instalação aberta do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Operada pelo Laboratório Nacional de Biociências, que integra o CNPEM, a facility receberá propostas de pesquisa entre 9 de junho e 31 de julho de 2025. As propostas deverão ser submetidas exclusivamente via SAU Online.
A instalação de edição genômica oferece suporte técnico e científico para a geração de células knockouts de mamíferos por meio da tecnologia CRISPR/Cas9. O LEG disponibiliza serviços voltados à produção de maquinaria de edição genômica e ao planejamento estratégico dos experimentos, com foco na oferta de treinamento e apoio especializado nas etapas críticas do processo de edição gênica.
Dentre os principais serviços oferecidos pelo LEG, destacam-se:
- Desenho da estratégia de edição gênica: Suporte na definição da melhor abordagem para nocaute gênico utilizando CRISPR/Cas9, incluindo a seleção de guias, estratégias de validação e avaliação de possíveis efeitos off-target;
- Produção da maquinaria CRISPR: Fabricação dos componentes moleculares personalizados, como sgRNAs, vetores plasmidiais e complexos ribonucleoproteicos (RNPs), de acordo com o desenho experimental elaborado;
- Assessoria remota: Orientação técnica a distância para auxiliar os usuários na aplicação da maquinaria CRISPR em seus próprios laboratórios, com orientações sobre transfecção, seleção de clones e validação genotípica. A assessoria será oferecida em até duas reuniões remotas, com duração máxima de duas horas cada, a serem agendadas dentro do período de execução da chamada.
O LEG visa ampliar a capacidade nacional em edição genômica, promovendo a autonomia tecnológica e acelerando a geração de modelos para pesquisas biomédicas, farmacológicas e biotecnológicas.
Submissão de propostas
Usuários interessados em utilizar a infraestrutura do LEG é necessário submeter proposta utilizando o SAU online, portal gerido pelo Escritório de Usuários (EdU) do CNPEM.
As chamadas serão divulgadas semestralmente e, em 2025, usuários poderão enviar suas propostas de 09/06/2025 a 31/07/2025. As propostas selecionadas serão executadas entre 01/09/2025 e 27/02/2026.
Antes de submeter proposta, usuários poderão encaminhar dúvidas ao Escritório de Usuários do CNPEM por meio do e-mail edu@cnpem.br. Questões técnicas poderão ser transmitidas diretamente aos responsáveis pela instalação pelo e-mail leg@lnbio.cnpem.br.
Datas importantes
- Submissão das propostas: de 09/06 a 31/07/2025;
- Execução das propostas: de 01/09/2025 a 27/02/2026.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) abriga um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País. O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. As atividades de pesquisa e desenvolvimento do CNPEM são realizadas por seus Laboratórios Nacionais de: Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), além de sua unidade de Tecnologia (DAT) e da Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).