Communication of LNBio – 30th March 2016
Available only in Portuguese
Oportunidades de mestrado e doutorado no LNBio
Jovens pesquisadores devem ter conhecimentos básicos de bioquímica e biologia estrutural
O Laboratório de Espectroscopia e Calorimetria (LEC) do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), em Campinas-SP, procura estudantes de mestrado e doutorado com conhecimentos básicos de bioquímica e biologia estrutural para trabalhar em projeto de mecanismos de regulação de receptores nucleares.
Os receptores nucleares são reguladores mestres da expressão gênica em humanos e, por isso são alvos importantes de desenvolvimento de fármacos. Suas funções biológicas dependem de sua habilidade de ligação a outras moléculas, como ligantes (hormônios, vitaminas, etc), DNA e diversas proteínas correguladoras.
O projeto de mestrado será dedicado ao estudo estrutural do complexo formado entre o receptor de hormônios tireoidianos e proteínas correpressoras. Conforme relatado, mutações nestes receptores possuem afinidades a proteínas correpressoras modificadas, o que pode induzir ao desenvolvimento do câncer e o entendimento dos mecanismos de interação entre o receptor nativo e mutantes com proteínas correpressoras pode levar ao desenvolvimento de fármacos que impedem interações aberrantes.
O projeto de doutorado está relacionado ao estudo de mecanismos de repressão do receptor PPARγ, que podem levar a processos de resistência à insulina. Conforme já demonstrado, a resistência à insulina está diretamente relacionada ao desenvolvimento de diabetes e obesidade, doenças que atualmente tem extrema abrangência mundial. O entendimento bioquímico, biofísico, celular e em nível estrutural dos mecanismos de repressão deste receptor poderão levar ao desenvolvimento de fármacos mais eficazes no tratamento de diabetes, o que é de extrema importância, dado que os fármacos presentes no mercado atual, apresentam diversos efeitos colaterais.
Os dois projetos envolverão o desenvolvimento de técnicas bioquímicas, experimentos biofísicos (CD, AUC, DLS, eletroforese nativa, termoforese, anisotropia de fluorescência) e de biologia estrutural (cristalografia de raios-X). O treinamento apropriado será fornecido pela equipe do projeto.
Interessados nestas oportunidades devem enviar uma carta de intenções e o currículo lattes atualizado para Dra. Ana Carolina M Figueira (ana.figueira@lnbio.cnpem.br) e Dra. Albane le Maire (albane.maire@lnbio.cnpem.br).
O processo seletivo deve ocorrer até junho de 2016 e o início do projeto está previsto para julho de 2016.