- Home
- /
- Instalações abertas
- /
- Purificação de proteínas
O LNBio possui estrutura completa para produção de proteínas recombinantes em sistemas heterólogos, como bactérias e células de inseto. Atualmente, oferece aos usuários acadêmicos toda a experiência, estrutura, insumos e equipamentos para o processo completo de produção utilizando bactéria, da transformação de E. coli, até a expressão, purificação e controle de qualidade da proteína recombinante. O usuário fornece o vetor de expressão contendo o gene de interesse e participa ativamente de todas as etapas do processo.
O Laboratório de Purificação de Proteínas (LPP) é equipado com cromatógrafos tipo FPLC (Fast Protein Liquid Chromatography) e uma diversidade de colunas cromatográficas, como de afinidade, troca iônica, interação hidrofóbica e exclusão por tamanho, permitindo processos de purificação de proteínas recombinantes com precisão e reprodutibilidade.
Além da execução de protocolos de purificação, os usuários têm a possibilidade de realizar uma variedade de experimentos, como análise de formação de complexos macromoleculares, detecção de oligomerização ou agregação de amostras. O principal objetivo é fornecer proteínas de qualidade, em quantidade e pureza ideais para estudos avançados, como ensaios enzimáticos e de interação, busca de fármacos, caracterização biofísica ou estrutural, seja por cristalografia, criomicroscopia eletrônica ou ressonância magnética nuclear. Além disso, as proteínas purificadas podem ser aplicadas em ensaios diagnósticos e na imunização para produção de anticorpos, atendendo a diversas áreas de pesquisa, como biologia estrutural, bioquímica, biotecnologia, imunologia e farmacologia.
Para apoiar projetos de alta complexidade, o LPP oferece suporte técnico e científico completo. A equipe é capacitada para auxiliar na otimização de métodos, escolha de colunas e recomendações de soluções tampão. Oferece treinamento para o uso dos equipamentos e assistência na interpretação de resultados, garantindo que os usuários possam alcançar o máximo de qualidade e rendimento de suas amostras, superando os desafios experimentais.
As chamadas ocorrem semestralmente e o processo é simples: basta preencher um formulário no SAU online com informações da proteína de interesse, incluindo dados sobre os experimentos sugeridos de purificação. A equipe LPP avalia as propostas considerando a viabilidade técnica, demanda e recursos do laboratório. Toda essa forma de operação possibilita o uso eficiente de recursos, permite treinamento e troca de conhecimento, além de garantir que as propostas tenham maiores chances de sucesso de execução.
Submissão de propostas
Para utilizar o LPP é necessário submeter uma proposta no SAU Online. Em caso de dúvidas, entrem em contato com o Escritório de Usuários do CNPEM por meio do email edu@cnpem.br.