Drug Discovery

A Plataforma de Descoberta de Fármacos opera um fluxo de trabalho modular embebido por alta tecnologia.

Com a missão de entregar fármaco-candidatos, que podem progredir para o desenvolvimento clínico, a Plataforma de Descoberta de Fármacos realiza a etapa mais complexa da inovação farmacêutica, que é desenvolver novas moléculas customizadas capazes de modificar o caminho natural das doenças. O Programa visa impulsionar a inovação farmacêutica no Brasil unindo ciência e alta tecnologia, com o potencial único de inovação química da biodiversidade brasileira.

PARA ENTREGAR FÁRMACOS-CANDIDATOS O PROGRAMA É ORGANIZADO EM 3 PRINCIPAIS FRENTES:

  • Gestão e execução de projetos DD na Plataforma de Descoberta de Fármacos;
  • Desenvolvimento e implantação de métodos inovadores customizados à Descoberta de Fármacos;
  • Formação de parcerias estratégicas com a indústria, academia e cadeias produtivas sustentáveis da bioeconomia.

A Plataforma de Descoberta de Fármacos opera um fluxo de trabalho modular embebido por alta tecnologia. Usa produtos naturais da biodiversidade brasileira como fonte de inspiração para o desenvolvimento de novas moléculas, aliando a necessidade de novos desenvolvimentos com este diferencial competitivo e para sustentabilidade socioeconômica no Brasil.

Os projetos de Descoberta de Fármacos na Plataforma são divididos nas fases I-IV de Descoberta, que caracterizam:

Seleção de moléculas de partida candidatas (hit candidate) a partir de bibliotecas químicas inovadoras, ensaios automatizados em escala miniaturizada e avaliação do sítio de interação por cristalografia de proteínas na linha Manacá do Sirius;

validação das moléculas de partida (hits) através do isolamento de produtos naturais, obtenção de análogos e avaliação em modelos celulares da doença;

melhoramento das moléculas de partida (hit2lead) através da expansão de séries químicas (SAR), do acesso às suas propriedades de fármaco (SPR), do planejamento racional e síntese química, até se atingir moléculas com eficácia e segurança em modelos in vitro (lead);

produção em escala e validação das moléculas líderes em modelo animal da doença, obtendo-se o candidato a fármaco (candidate), que é bem caracterizado quanto à sua composição química e mecanismos de ação.

A Plataforma de Descoberta de Fármacos do CNPEM vem proporcionando a formação de parcerias estratégicas com a indústria de inovação em fármacos, com a academia e com cadeias produtivas sustentáveis. Estas parcerias visam descobrir novas moléculas bioativas estabelecendo novas cadeias de inovação e produtivas sustentáveis; bem como agregar valor a cadeias produtivas da bioeconomia já em fase de consolidação.

Para viabilizar o uso de produtos naturais na cadeia de descoberta, a Plataforma vem disponibilizando ferramentas inovadoras, como a abordagem NP3 e a plataforma biotecnológica voltada para descoberta de fármacos. A primeira corresponde a métodos experimentais miniaturizados e abordagens computacionais para a triagem, desreplicação e proposição de estruturas químicas de produtos naturais bioativos como moléculas de partida 1–6. A segunda, proporciona a descoberta e produção de novos produtos naturais por abordagem biotecnológica 7.

Estas implementações viabilizam o desenvolvimento de fármacos no Brasil, através de uma plataforma integrada que usa alta tecnologia com gestão de inovação. Em particular, viabiliza a descoberta de novas moléculas a partir de produtos naturais, alavancando a inovação farmacêutica no Brasil, usando dois de seus principais diferenciais competitivos: a biodiversidade brasileira e a alta tecnologia disponível no CNPEM.

PRINCIPAIS RESULTADOS E PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

EQUIPE E CONTATO

Coordenador: 
Dra. Nome e Sobrenome da Coordenadora

Especialista: 
Dra. Nome e Sobrenome da Especialista

Contato
Contato@lnbio.cnpem.br
+ 55 (19) 3555-5555
+ 55 (19) 3555-5555