Projeto do CNPEM com universidade holandesa disponibiliza bolsa de PD em Engenharia de Tecidos
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em parceria com o Radboud University Medical Center (Radboudumc), nos Países Baixos, dispõe de uma vaga de pós-doutorado, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), para projeto na área de engenharia de tecidos, denominado: “Sub3DSkin: Substituto dermal & modelo 3D de feridas crônicas diabéticas”.
Quer contribuir nas pesquisas para melhorar a cicatrização de úlceras diabéticas? As feridas cutâneas diabéticas são um problema de saúde grave com cura pouco eficaz. Neste projeto colaborativo, pretende-se desenvolver scaffolds regenerativos com a capacidade de promover a cicatrização de feridas diabéticas e criar um modelo de pele humana diabética in vitro para pele diabética. Materiais avançados serão testados no modelo de pele diabética e os resultados serão validados através de testes pré-clínicos estabelecidos. Com essa abordagem, pretende-se ampliar as opções de tratamento para pacientes diabéticos e avançar nas áreas de engenharia, biologia celular e modelos de doenças.
O projeto é um esforço colaborativo entre Brasil e Países Baixos, com múltiplos parceiros colaborativos, entre médicos, empresas e organizações de pacientes, que permitem o impacto translacional dos resultados do projeto. O projeto de quatro anos no Brasil é financiado pela FAPESP, deverá ser realizado nas dependências do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), do CNPEM, e haverá um estágio BEPE no laboratório da universidade holandesa.
No CNPEM a/o bolsista irá se concentrar no desenvolvimento, caracterização e avaliação do modelo de pele diabética e testará os de substitutos dérmicos naturais que promovem a cicatrização de feridas diabéticas desenvolvidos pelo laboratório holandês. A prova de conceito de substitutos dérmicos para tratamento de feridas diabéticas será avaliada em modelos de camundongos.
Tarefas e responsabilidades
- Desenvolver, preparar e caracterizar o modelo biofabricado de pele diabética;
- Estabelecer a correlação entre modelos de feridas diabéticas em animais e modelos biofabricados;
- Avaliar o desempenho e a biocompatibilidade dos biomateriais desenvolvidos em modelos in vitro e in vivo;
- Colaborar com pesquisadores, médicos e parceiros da indústria para garantir o potencial de tradução dos substitutos de pele desenvolvidos;
- Preparar apresentações para reuniões de projeto, escrever relatórios de progresso e apresentar resultados;
- Divulgar o conhecimento obtido através de publicações científicas e apresentações em conferências (inter)nacionais.
Perfil desejado
- Mestrado e Doutoramento em Ciências Biomédicas, Ciências da Vida Molecular, Engenharia Biomédica ou disciplinas afins;
- Forte experiência em cultura de células, engenharia de tecidos ou áreas afins
- Elaborar experiência prática com cultura celular e qPCR;
- Competências práticas em microscopia (microscopia de fluorescência/EM de varrimento);
- Capacidade de trabalhar de forma independente e colaborativa em um ambiente de pesquisa multidisciplinar;
- Excelentes habilidades de comunicação escrita e verbal;
- Prática em experimentação animal;
- Competências práticas em (imuno)histopatologia;
- Desejável conhecimento da biologia do diabetes e feridas diabéticas.
Como se candidatar
Para se inscrever será necessário enviar até 1 de abril de 2024 os seguintes documentos, para o endereço ana.figueira@lnbio.cnpem.br:
- Carta de interesse, contendo informações completas de contato e status de cidadania/imigração, demonstrando de forma concisa, mas clara, seu conhecimento nos temas acima;
- CV completo;
- Carta de apresentação com nomes/informações de contato de 3 referências. NWO/FAPESP Postdoc” no campo assunto da mensagem.
Atenção: esta oportunidade está aberta a candidatos de qualquer nacionalidade. O candidato selecionado receberá Bolsa FAPESP de Pós-Doutorado, além de reserva técnica para atender a despesas relacionadas com a atividade de pesquisa. A implementação da bolsa está condicionada à aprovação do candidato selecionado pela FAPESP. Para saber mais sobre as modalidades de Bolsa FAPESP, acesse: https://fapesp.br/bolsas.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo endereço: ana.figueira@lnbio.cnpem.br