CNPEM oferecerá auxílio viagem para usuários de instituições de fora do estado de SP, América Latina e Caribe com propostas aprovadas; instalação conta com novos equipamentos multiusuários
Entre os dias 1 e 31 de agosto de 2024, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) recebe propostas para utilização da instalação Espectrometria de Massas (MAS), operada pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBio). As propostas deverão ser submetidas exclusivamente pela plataforma SAU Online.
O Laboratório de Espectrometria de Massas (MAS) é uma instalação aberta e multiusuária que integra o parque de instalações do CNPEM desde 2009. O objetivo do MAS é desenvolver e aplicar métodos de proteômica baseada em espectrometria de massas no estado da arte para responder questões biológicas das propostas de usuários internos e externos ao Centro.
Auxílio para proponentes de fora do estado de São Paulo, países da América Latina e Caribe
Nesta chamada, a instalação oferecerá auxílio viagem para usuários vinculados a instituições de fora do estado de São Paulo, América Latina e Caribe com propostas aprovadas. Proponentes com submissões aprovadas poderão solicitar auxílio viagem, desde que estejam de acordo com os critérios de eligibilidade do programa de auxílio.
Equipamentos e suporte técnico-científico são diferenciais da facility
Novos equipamentos foram adquiridos por meio da Chamada para Equipamentos Multiusuários para Uso Científico – 2022 (FAPESP): CellenONE X1(Scienion) e Vanquish Neo UHPLC acoplado ao Orbitrap Astral (Thermo Scientific). Os equipamentos adicionam novas capacidades para a instalação, particularmente na análise de proteômica de células únicas.
A instalação oferece suporte técnico-científico em todas as etapas do projeto, incluindo-se delineamento experimental, preparo das amostras, análise das amostras utilizando sistema de cromatografia líquida acoplado ao espectrômetro de massas, e análise dos dados.
O MAS compreende o Laboratório de Preparo de Amostras, Laboratório de Instrumentação e Laboratório de Análise de Dados e dispõe dos equipamentos:
- EASY-nLC II acoplado ao LTQ Orbitrap Velos ETD, Thermo Scientific;
- EASY-nLC 1200 acoplado ao Orbitrap Exploris 240, Thermo Scientific;
- Vanquish Neo UHPLC acoplado ao Orbitrap Astral, Thermo Scientific;
- CellenONE X1, Scienion.
As principais competências e técnicas da instalação são proteômica e peptidômica em larga escala, proteômica espacial, proteômica para análise de modificações pós-traducionais, proteômica estrutural, proteômica de células únicas e proteômica computacional.
Comitê científico realiza análise criteriosa das submissões
- Alexandre Tashima, UNIFESP
- André Zelanis, UNIFESP
- Carlos Ricart, UnB
- Fabio Nogueira, UFRJ
- Flavia Vischi Winck, USP
- Henrique B. Ferreira, UFRGS
- Isabelle Cordeiro, UFAM
- Solange Serrano, Instituto Butantan
- Tiago Balbuena, UNESP
Em caso de dúvidas técnicas, os usuários podem direcionar suas questões para mas@lnbio.cnpem.br. Questões relacionadas à auxílio viagem podem ser endereçadas ao Escritório de Usuários do CNPEM, por meio do e-mail edu@cnpem.br.
Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) compõe um ambiente científico de fronteira, multiusuário e multidisciplinar, com ações em diferentes frentes do Sistema Nacional de CT&I. Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o CNPEM é impulsionado por pesquisas que impactam as áreas de saúde, energia, materiais renováveis e sustentabilidade. Responsável pelo Sirius, maior equipamento científico já construído no País, O CNPEM hoje desenvolve o projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos. Equipes altamente especializadas em ciência e engenharia, infraestruturas sofisticadas abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores com o setor produtivo e formação de pesquisadores e estudantes compõem os pilares da atuação deste centro único no País, capaz de atuar como ponte entre conhecimento e inovação. Responsável pela operação dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), Biociências (LNBio), Nanotecnologia (LNNano) e Biorrenováveis (LNBR), e também pela Ilum Escola de Ciência, curso de bacharelado em Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Educação (MEC).