Descoberta de fármacos

As atividades do grupo de Descoberta de Fármacos visam alavancar a inovação farmacêutica no Brasil, unindo os dois principais diferenciais competitivos do País: sua rica biodiversidade e infraestrutura de pesquisa e ciência de ponta. Para isso, foi estabelecida uma plataforma que permite a execução de iniciativas de descoberta de forma fluida e eficaz. Em paralelo, foi criado um modus operandi para conectar o conhecimento gerado com o desenvolvimento tecnológico pela indústria, permitindo a gestão das atividades de forma sólida e a administração de parcerias com segurança jurídica. Uma equipe interdisciplinar, equipada com tecnologia de ponta e bases de dados avançadas, conecta a biodiversidade brasileira à inovação farmacêutica.

Os métodos customizados para a descoberta de fármacos se beneficiam das mais avançadas tecnologias do século XXI, incluindo computação avançada e infraestrutura de pesquisa de ponta, como o Sirius, para viabilizar novas descobertas. Estes métodos envolvem técnicas experimentais miniaturizadas e automatizadas para acessar a química da biodiversidade brasileira (como metabolômica não direcionada por LC-MS/MS), avaliar o potencial farmacêutico destas moléculas (bioensaios em moldes high throughput screening – HTS, fenotípicos e baseados em alvos pré-definidos), e capturar e compreender o modo de ligação destas moléculas nas proteínas-alvo (cristalografia de proteínas em moldes HT e captura cristalográfica).

O LNBio se firma como epicentro dos estudos envolvendo a biodiversidade brasileira. O grupo gerencia uma biblioteca química da biodiversidade brasileira e um sistema de gestão de compostos e dados integrado, em conformidade com boas práticas de laboratório, que permite a rastreabilidade, o uso das amostras em diversos projetos de inovação e repartição de benefícios com a comunidade provedora das amostras. A biblioteca conta com cerca de 10 mil amostras químicas da biodiversidade, coletadas a partir de aproximadamente mil plantas, bactérias e fungos ao longo da última década.

O laboratório mantém um pipeline com diversos projetos de pesquisa em conjunto com Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), indústrias farmacêuticas brasileiras e empresas especializadas em bioprospecção de ativos, desenvolvendo métodos inovadores customizados para viabilizar o desenvolvimento de fármacos a partir da biodiversidade brasileira, para o Brasil e para o mundo.

conheça
nossa equipe

Daniela Trivella

Pesquisadora líder

grupo de descoberta de fármacos
Ver currículo Lattes

Todos os grupos em núcleos avançados de tecnologias em saúde