- Home
- /
- Divisões científicas
- /
- Facilities e serviços
- /
- Bioensaios
O Laboratório de Bioensaios dispõe de pessoal e infraestrutura dedicados a realização de experimentos bioquímicos e celulares de maneira automatizada visando a identificação de moléculas bioativas através de métodos de triagem de alta rendimento.
Em geral os ensaios bioquímicos avaliam a atividade de uma proteína-alvo por técnicas de espectroscopia de fluorescência, enquanto os ensaios celulares buscam identificar alterações no fenótipo de uma célula de interesse através da análise de imagens obtidas por técnicas de microscopia de fluorescência.
Os ensaios bioquímicos e celulares são preparados em microplacas de 96 ou 384 poços, utilizados dispensadores de reagentes e pipetatores automáticos, integrados através de um braço robótico. Os experimentos de triagem de alto rendimento são comumente utilizados na fase inicial da descoberta de fármacos e na caracterização de novos alvos moleculares.
As técnicas de High Throughput Screening (HTS) e High Content Screening (HCS) são método de experimentação científica que permitem realizar ensaios bioquímicos ou celulares miniaturizados contra milhares de amostras químicas, de origem sintética ou natural, de modo automatizado. Experimentos de HTS e HCS são comumente utilizados na descoberta de novas moléculas bioativas, nas etapas iniciais do desenvolvimento de fármacos, na caracterização de proteínas e em ensaios celulares multi-paramétricos, usados para elucidar o mecanismo de ação e potenciais efeito adversos de moléculas bioativas.