Biofármacos

A linha de pesquisa em biofármacos tem como objetivo o estabelecimento de novas competências científicas e tecnológicas que possibilitem a geração de linhagens produtoras de proteínas recombinantes

A linha de pesquisa em biofármacos tem como objetivo o estabelecimento de novas competências científicas e tecnológicas que possibilitem a geração de linhagens produtoras de proteínas recombinantes e a manufatura de lotes piloto de insumos farmacologicamente ativos para utilização em ensaios clínicos, contribuindo para o desenvolvimento nacional de medicamentos inovadores e biossimilares, que possam beneficiar o sistema público de saúde.

Os medicamentos derivados de processos biotecnológicos têm revolucionado as estratégias terapêuticas de diferentes doenças. Proteínas recombinantes, tais como os anticorpos monoclonais para tratamento de câncer, são produzidas em linhagens celulares, as quais precisam ser estabelecidas em estruturas laboratoriais capacitadas para a construção de vetores de expressão, transfecção celular, seleção de clones produtores candidatos, além de ensaios de caracterização das linhagens e das proteínas produzidas por elas.

CÂNCER

O câncer é uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de mutações no genoma celular, resultando no crescimento desordenado e alteração de função. A célula tumoral desenvolve habilidades para sobrevivência no organismo e escape do sistema imunológico. Uma estratégia que tem revolucionado a terapia de câncer é o bloqueio de sinalizações imunossupressoras em linfócitos, com alvo de inibir mecanismos associados a tolerância imunológica. O receptor linfocitário PD1 pode receber sinalizações de células tumorais, induzindo um processo de anergia, que antagoniza a resposta antitumoral. Dessa forma, anticorpos monoclonais que bloqueiam o receptor PD1 podem atuar na inibição de mecanismos imunossupressores, potencializando a detecção e eliminação de células tumorais. Esta estratégia terapêutica, baseada no bloqueio de checkpoints imunológicos, como PD1, tem revolucionado o tratamento oncológico, entretanto devido seu alto custo, ainda existem dificuldades de utilizar essa tecnologia no Sistema público de saúde. Os anticorpos monoclonais são medicamentos produzidos a partir de processos biotecnológicos em cultura de células.

Destaca-se a aprovação do projeto intitulado “Desenvolvimento de uma linhagem celular produtora de um anticorpo monoclonal anti-PD1, biossimilar do nivolumabe, utilizado para imunoterapia de câncer” com recursos da linha de fomento do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) do Ministério da Saúde. Este projeto almeja o desenvolvimento de linhagens celulares para produção de anticorpo biossimilar do Nivolumab, que é um bloqueador do checkpoint imunológico PD1, utilizado na terapia oncológica. Esta linhagem celular poderá ser utilizada para a produção nacional de anticorpos biossimilares, com objetivo de beneficiar o sistema público de saúde do Brasil.

PRINCIPAIS RESULTADOS E PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS

EQUIPE E CONTATO

Coordenador: 
Dra. Nome e Sobrenome da Coordenadora

Especialista: 
Dra. Nome e Sobrenome da Especialista

Contato
Contato@lnbio.cnpem.br
+ 55 (19) 3555-5555
+ 55 (19) 3555-5555