- Home
- /
- Inovação
Inovação
A promoção da inovação por meio de parcerias em PD&I, apoiando empresas no desenvolvimento de projetos, no escalonamento, transferência de tecnologias e know-how, além de atendimento a demandas de empresas de alta complexidade tecnológica, é parte integrante de nossa missão.
A Assessoria de Apoio à Inovação (AIN), ligada ao CNPEM, é a porta de entrada das empresas às competências do Laboratório Nacional de Biociências – LNBio. A Assessoria de Inovação do CNPEM realiza ações de prospecção, negociação de projetos em cooperação com empresas e serviços de alta complexidade tecnológica, formalização das parcerias e proteção da propriedade intelectual.
No LNBio, são oferecidos serviços de ponta na área da biologia, molecular e estrutural, incluindo-se análises proteômicas por espectrometria de massas, caracterização de proteínas por espectroscopia e calorimetria, bem como estudos de estruturas moleculares e interações biomoleculares por ressonância magnética nuclear. Essas abordagens permitem desde a identificação e quantificação de proteínas, modificações pós-traducionais e perfis metabólicos, até o entendimento aprofundado de estruturas de proteínas, atividade biológica e sinalização celular, contribuindo para avanços em pesquisa básica e aplicada, descoberta de marcadores e alvos terapêuticos, desenvolvimento de fármacos e melhoria da qualidade de produtos biotecnológicos.
Conheça os serviços oferecidos.
Laboratório de Espectrometria de Massas direcionada para Proteômica (MAS)
O laboratório possui espectrômetros de massas acoplados a cromatografia líquida (LC/MS-MS) e realiza as seguintes análises: análise de sequência primária em amostras simples ou complexas; análise de massa molecular; identificação e quantificação relativa de modificação pós-traducional (fosforilação, acetilação, glicosilação e ligação dissulfeto, entre outras); análise de proteômica quantitativa em larga escala (identificação e quantificação relativa de proteínas em amostras complexas); proteômica de células únicas.
Laboratório de Espectroscopia e Calorimetria (LEC)
A atividade biológica das proteínas está intrinsecamente associada aos diferentes níveis de estruturas que estas moléculas apresentam. Assim sendo, a estrutura de ordem superior (higher-order structure – HOS) de proteínas é um parâmetro de qualidade crítico, uma vez que alterações neste parâmetro podem impactar na reprodutibilidade, qualidade, eficácia, segurança, estabilidade e imunogenicidade de uma aplicação ou formulação. Neste contexto nosso laboratório oferece diferentes tipos de análises complementares e ortogonais, destinadas à análise e determinação de estrutura de ordem superior de proteínas. Além disto, realizamos análises comparativas entre diferentes lotes de amostras inovadoras e entre amostras inovadoras e produtos de referência.
Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear (RMN)
O Laboratório de RMN do LNBio é uma instalação multiusuária focada em avaliar diversas doenças correlacionando a estrutura e atividade de proteínas e suas interações com pequenas moléculas (fármacos e drogas) ou macromoléculas (DNA, RNA e carboidratos); desvendar modificações de perfis metabólicos e possíveis alterações em vias metabólicas e; determinar as configurações estruturais de pequenas moléculas oriundas de produtos naturais ou sintéticos. Para tanto fazemos uso de técnicas de RMN homonucleares, heteronuclares e multidimensionais.
Vitrine tecnológica
Empresas de diversos portes e setores podem aumentar sua competitividade e ampliar seu portfólio tecnológico licenciando a propriedade intelectual desenvolvida no CNPEM. A Assessoria de Apoio à Inovação negocia e cuida de todo trâmite de licenciamento, e oferta ativamente as tecnologias para as companhias