Núcleo de tecnologia em engenharia de tecidos (NuTET)

O Núcleo de Tecnologia em Engenharia de Tecidos (NuTET) desenvolve soluções inovadoras em engenharia de tecidos com foco em regeneração, substituição e reparo de tecidos humanos. Utilizando tecnologias como bioimpressão 3D e sistemas microfisiológicos, o NuTET atua desde a formulação de biomateriais até a criação de culturas celulares tridimensionais, com aplicações em medicina regenerativa, descoberta de fármacos e toxicologia.

O núcleo atua em pesquisas que integram o RENAMA (Rede Nacional de Métodos Alternativos ao Uso de Animais, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que promove métodos substitutivos, redutores ou aperfeiçoadores do uso de animais em pesquisa, ensino e testes laboratoriais. Nesse contexto, o NuTET desenvolve modelos celulares 3D e plataformas como o ToxChip, que simula órgãos humanos para testes de segurança e eficácia de compostos.

Além disso, o NuTET investe no desenvolvimento de biocurativos e terapias avançadas com biomateriais personalizados para tratar doenças dermatológicas, cardiopatias e lesões oculares. Todos os produtos passam por rigorosos testes físico-químicos e biológicos, procurando seguir, quando possível, princípios de boas práticas. Com uma abordagem multidisciplinar, o NuTET contribui para uma ciência mais ética, reprodutível e personalizada, alinhada às políticas públicas de saúde, inovação tecnológica e bem-estar animal.

conheça nossa equipe

Ana Carolina Figueira

Pesquisadora líder

Samarah Vargas Harb

Pesquisadora Adjunta

Cintia Delay da Silva Horinouchi

Pesquisadora Adjunta

Natan Barros

Pesquisador Adjunto

Ana Carolina de Aguiar

Analista Pleno

Giovanna Blazutti Elias

Analista Jr.

Ingrid Iara Damas

Analista Pleno

Larissa Cleres Moreira Oliveira

Analista Pleno

Todos os grupos em núcleos avançados em tecnologias para a saúde (NATS)