- Home
- /
- Divisões científicas
- /
- Tecnologias em saúde
- /
- Imunoterapia do câncer
A imunoterapia é uma modalidade clínica utilizada para o tratamento de câncer, complementando as terapias convencionais como cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Enquanto a cirurgia e a radioterapia visam o tratamento local, a quimioterapia e a imunoterapia são aplicadas de forma sistêmica.
A quimioterapia bloqueia mecanismos inespecíficos associados à divisão celular, enquanto a imunoterapia visa estimular o sistema imunológico para fortalecer mecanismos de detecção e eliminação de células tumorais.
Devido à diversidade de tipos e estágios de câncer, muitos pacientes não respondem satisfatoriamente aos tratamentos existentes. Neste sentido, são exploradas novas abordagens experimentais, como vacinas antitumorais, nanopartículas imunomodulatórias, vetores virais, aptâmeros quiméricos, proteínas recombinantes e anticorpos monoclonais. Essas estratégias têm como alvo a coestimulação linfocitária e a inibição de mecanismos de imunossupressão que antagonizam a resposta antitumoral.
Essas estratégias inovadoras direcionadas à coestimulação linfocitária e à inibição de mecanismos de imunossupressão demonstram o potencial para o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para o câncer.