- Home
- /
- Divisões científicas
- /
- Tecnologias em saúde
- /
- Biológicos
Os medicamentos derivados de processos biotecnológicos têm revolucionado as estratégias terapêuticas para diversas doenças. Proteínas recombinantes, como os anticorpos monoclonais utilizados no tratamento de câncer, são produzidas em linhagens celulares. Estas, por sua vez, precisam ser estabelecidas em estruturas laboratoriais capacitadas para a construção de vetores de expressão, transfecção celular, seleção de clones produtores candidatos, além de ensaios de caracterização das linhagens e das proteínas por elas produzidas.
No LNBio, o processo de estabelecimento de linhagens celulares é conduzido com a missão de gerar um banco de células de pesquisa, essencial para a produção de proteínas terapêuticas em ensaios pré-clínicos, que são realizados em modelos in vitro e in vivo para avaliação de segurança, dose e eficácia.
O objetivo é estabelecer novas competências científicas e tecnológicas que possibilitem a geração de insumos farmacêuticos ativos de importância estratégica na cadeia de produção de biológicos. Isso inclui linhagens produtoras de proteínas recombinantes, contribuindo para o desenvolvimento nacional de medicamentos inovadores e biossimilares que possam beneficiar o sistema público de saúde.