- Home
- /
- Divisões científicas
- /
- Tecnologias em saúde
- /
- Recursos avançados em terapia...
A terapia gênica constitui uma classe terapêutica inovadora chamada Produtos de Terapia Avançada (PTA), que vem se desenvolvendo internacionalmente há mais de uma década, apresentando avanços científicos e tecnológicos favoráveis para o tratamento de doenças hematológicas, oculares e alguns tipos de câncer.
Algumas terapias gênicas baseadas na tecnologia CRISPR já estão em fase de testes clínicos em pacientes, com resultados muito satisfatórios. No Brasil, essa categoria ainda é incipiente, embora já existam legislações que regulam a cadeia produtiva e estudos clínicos.
O objetivo atual da pesquisa é o desenvolvimento de produtos de terapia gênica fundamentados na tecnologia de edição gênica, como CRISPR/Cas9, CRISPR Prime e Base Editing, para correção segura e eficiente de mutações genéticas em células-tronco hematopoiéticas de pacientes. Além disso, há um esforço significativo na biomanufatura clínica, visando a aplicação terapêutica segura e eficaz para doenças genéticas humanas que ainda não têm alternativas médicas.