Doenças cardiovasculares

O projeto “Mecanismos celulares e moleculares da insuficiência cardíaca” tem como principal objetivo a identificação de novos alvos terapêuticos para o tratamento de doenças cardiovasculares.

A insuficiência cardíaca continua sendo um importante problema de saúde pública com opções terapêuticas insuficientes e prognóstico ruim.

Melhorar a função cardíaca em corações com insuficiência exigirá o desenvolvimento de terapias que facilitem a sobrevivência e a regeneração dos cardiomiócitos. Utilizando uma combinação inovadora de técnicas analíticas, de imagem (empregando radiação sincrotron) e de manipulação de última geração em sistemas de modelos, estamos trabalhando para entendimento da estrutura e a função cardíaca preservando ou mesmo regenerando cardiomiócitos em corações doentes.

O coração apresenta uma alta capacidade regenerativa durante os primeiros dias pós-natal. Por outro lado, o coração adulto apresenta limitada capacidade de se regenerar após o infarto do miocárdio.

Diante disso, pesquisadores do LNBio buscam compreender os mecanismos moleculares relacionados a perda da capacidade regenerativa do coração adulto, com o objetivo de identificar e desenvolver novas terapias.

Nesse sentido, nosso grupo em parceria com instituição estrangeira, demonstrou de forma inédita que a inibição da enzima PDK4, promoveu a proliferação dos cardiomiócitos, melhorou significativamente a função cardiovascular e diminuiu o remodelamento patológico após o infarto, apresentando, portanto, um papel cardioprotetor e regenerativo do coração.

O projeto “Mecanismos celulares e moleculares da insuficiência cardíaca” tem como principal objetivo a identificação de novos alvos terapêuticos para o tratamento de doenças cardiovasculares.

No LNBio, investigamos a contribuição dos principais reguladores envolvidos na expressão, estabilidade e processamento do RNA no desenvolvimento e deterioração progressiva dos cardiomiócitos durante a insuficiência cardíaca. Demonstramos que a desregulação do mecanismo de splicing do RNA, contribui para a patogênese da insuficiência cardíaca em humanos e em sistemas modelos. Dessa forma, a interferência no splicing e processamento do RNA pode ser um alvo terapêutico importante para prevenir e tratar a insuficiência cardíaca.

EQUIPE E CONTATO

Coordenador: 
Dra. Nome e Sobrenome da Coordenadora

Especialista: 
Dra. Nome e Sobrenome da Especialista

Contato
Contato@lnbio.cnpem.br
+ 55 (19) 3555-5555
+ 55 (19) 3555-5555